Meio Ambiente
A ACV e as normas ISO 14000
Nos anos 90, um grupo chamado SAGE, desenvolveu trabalhos dentro da ISO, tentando identificar os principais elementos para a elaboração das normas internacionais.
O grupo queria desenvolver essas normas ambientais pois notava que as corporações de alguns países como Canadá e Inglaterra já se preocupavam com o tema ambiental e possuíam normas nacionais. Isso acabou gerando nos outros países um incômodo, havia para eles, a ameaça de barreiras ao comércio internacional, portanto era necessário o equilíbrio internacional de tais normas.
A relação com a ACV surge do momento em que há a utilização de metodologias diversas, com resultados que apresentam grandes disparidades e que causam inconvenientes, devido a esses fatos, fez-se necessária a padronização das práticas utilizadas na ACV.
O que é?
A análise do ciclo de vida é uma técnica para avaliação dos aspectos ambientais e dos impactos potenciais associados a um produto, compreendendo etapas que vão desde a retirada da natureza das matérias-primas elementares que entram no sistema produtivo (berço) à disposição do produto final (túmulo) como mostrado na figura 1.1(B.Chehebe, 1998, p. 10)
Figura 1.1 (Imagem: Embalagem Sustentável)
O conhecimento do ciclo de vida de um produto é o primeiro passo na busca do desenvolvimento sustentável. (Mourad et al, 2002, p.8)
Pontos principais das normas 14000 sobre análise do ciclo de vida
- define os principais procedimentos e suas nomenclaturas.
- descreve cada fase da ACV.
- define que há necessidade de transparência no relato dos estudos, avaliação dos resultados.
- estabelece restrições e cuidados quando os estudos forem disponibilizados ao público (análise crítica externa).
Normas ISO 14000 relacionadas à ACV
ISO 14040 - Environmental management – Life cycle assessment – Principles and framework (1997). Estabelece os princípios básicos para divulgação