informatica
Título: Análise crítica ao artigo “Ideias Fortes” da revista Exame de Abril de 2004
URL: http://student.dei.uc.pt/~sveiga/GE/analise.doc
Data: 30 Maio de 2004
Esforço: 12 horas
Motivação: numa altura de crise económica achei interessante procurar um caso de sucesso.
Aprendizagem: melhorei a minha capacidade de elaboração de textos. Apreendi os conceitos e ideais gerais transmitidas pelo artigo.
Conteúdos: criação e organização de equipas de sucesso no mundo empresarial e não só.
Processos: capacidade de resumo, análise e interpretação de textos e expressão da opinião.
Sumário: análise crítica ao artigo “Ideias Fortes” por Pedro Fernandes, para a revista Exame de Abril de 2004.
Palavras chave: baby steps, corporate, eventos, happenings, ideias, in-house.
Análise crítica ao artigo “Ideias fortes” por Sérgio Rui Ferreira da Veiga
Introdução
Nos dias de hoje, cada vez mais, os negócios dependem de ideias, mais concretamente da ideia base para um negócio original, mas pretendido pelo mercado. Foi isso que se passou com Frederico da Cunha, que foi cozinhando uma ideia até se tornar possível a sua implementação. Com um capital inicial de cinco mil euros, fundou em parceria com Rodrigo Herédia a StressLess. É uma empresa vocacionada para a organização de eventos sendo o seu trunfo relativamente à concorrência a apresentação de ideias diferentes e originais para o mesmo tipo de eventos.
Resumo do artigo
A melhor maneira de uma boa ideia é ter muitas. Frederico Espírito Santo da Cunha assumia sempre a responsabilidade de organizar festas e happenings dentro do seu grupo de amigos destacando-se pela forma como introduzia novas ideias em rotinas velhas. Com o passar dos anos o projecto StressLess ganha forma mas só arranca em 2001. Começa com apenas duas pessoas (Frederico da Cunha e Rodrigo Herédia) e quem se juntaram Bernardo Capucho e Rita Pissarreira. Este é um dos segredos do seu