Distribuição de espaço
O preço ajuda a dar valor às coisas e representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra e manufatura dos produtos comercializados. Os preços são muito importantes para as empresas, pois além de representar retorno dos investimentos é também uma indispensável ferramenta mercadológica. Uma boa determinação de preços poderá levar uma empresa ao desenvolvimento e lucratividade, ao passo que uma má determinação poderá levar uma empresa até mesmo a falência.
Quando os produtos são desejados e escassos, os preços tendem a subir para proporcionar o equilíbrio entre produção e consumo; se a oferta, porém, é maior que a procura, os preços tendem a diminuir para chegar ao desejado equilíbrio. Na, economia, as oscilações de preços e quantidades vendidas são determinadas pela curva de demanda, se o preço de um produto aumenta, diminui a quantidade comprada do item. Se o preço de um produto diminui, aumenta a quantidade comprada. Percebemos que ocorre uma relação inversa entre preço e quantidade.
Influências das variáveis incontroláveis nos preços
Inicialmente podemos analisar a concorrência, que é sem dúvida uma das grandes influenciadoras da sua determinação.
A concorrência terá maior ou menor influência nos preços de acordo com a estrutura do mercado em que a empresa atua. Em situação de oligopólio, onde existem poucas empresas fabricando produtos, as decisões de alteração são normalmente combinadas entre os representantes das principais empresas do setor. A razão disso é o seguinte: a um preço mais alto a empresa poderá perder mercado, ao que a um preço reduzido ela poderá perder lucros se a concorrência seguir a redução. Por este motivo a tendência em mercados com esta estrutura é de estabilização. No mercado de pura concorrência, onde existe um grande número de fornecedores e produtos relativamente da mesma natureza que o outro (homogêneo) as empresas procuram sair da concorrência de preços