RESUMO DO LIVRO “A IDADE MÉDIA E O NASCIMENTO DO ESTADO MODERNO”
A supracitada obra retrata o fenomenal período de transição entre a Idade Antiga (também conhecida como “Antiguidade”) e a Idade Moderna, e como isso possibilitou a formação do atual Estado moderno. Passamos analisar seus principais aspectos:
1. ASPECTOS HISTÓRICOS
O período da Idade média possui cinco características principais:
a) Um longo período histórico:
Mesmo não havendo uma data precisa de quando ela iniciou e quando terminou, este período tem aproximadamente mil anos e se situa entre a queda do Império Romano e o surgimento do renascimento.
b) Um período histórico de transição:
É o divisor de aguas entre a Antiguidade e a Idade Moderna. Chamado de Idade das Trevas, por ser uma época de estagnação filosófica, artística e científica, o período medievo teve no seu último a preparação para a Idade Moderna.
c) Um período marcado por formas de sociabilidades rurais:
Neste Período o homem esta vinculado à Terra, e o modelo e econômico-social deixou de ter os centros urbanos como base para dar lugar a várias iniciativas rurais isoladas. Estava nascendo, pois o Feudalismo.
d) Um período sob o domínio da Igreja:
Após a queda do Império Romano, a Igreja foi a única instituição organizada capaz de unificar e reconstruir a civilização. Isto deu a Igreja e ao papa, forte poder político. Obtiveram, então, a supremacia para regular toda a vida em sociedade.
e) Um período histórico complexo:
Tal período pode ser dividido em quatro partes, cada uma com suas características: Alta Idade Média (séc. VII ao séc. X); Idade Média Central (séc. X ao séc. XIII) ocorre ,então, o auge do feudalismo; Baixa Idade Média (séc. XIII ao séc. XIV) é a crise do sistema Feudal e da preparação para o mundo moderno.
2. A IDADE MÉDIA CENTRAL E A SOCIEDADE FEUDAL
Período de aproximadamente 350 anos em que se tem o feudalismo como formação social dominante. Tal situação se alicerça sobre relações de dependência de homem para