Projeto Alimenta O Saudavel 2
Daniely dos Santos Basílio – RA 1205749
GudembergMarquardtJabour – RA 1206361
Kassia Fontana dos Santos –RA 1204426
Marilda de Oliveira –RA 1205463
PollianaCastellan –RA 1234096
POLO:
SÃO GABRIEL DA PALHA
2013
Tema:
Alimentação Saudável
Justificativa:
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. Ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
Situação Problema:
Após observar o tipo de lanche que os alunos costumam trazer para a escola, surgiu a vontade de trabalhar uma alimentação saudável, estimulando as crianças a comerem mais frutas, verduras e legumes, mostrando a importância desses alimentos para nossa saúde.
Público Alvo:
Crianças da educação infantil (pré I, II e III).
Objetivo Geral:
Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
Objetivos Específicos:
Identificar cores, texturas e os diferentes sabores dos alimentos.
Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e cuidado com a higiene.
Desenvolver importantes habilidades básicas psicomotoras.
Incentivar e desenvolver a consciência da necessidade de uma boa alimentação.
Embasamento Teórico:
Com base nas idéias da professora de medicina da UFRGS, Drª Noemia Perli Goldraich (“É urgente que toda comunidade escolar entenda que a educação e nutrição não podem ser dissociadas e que a saúde da criança está diretamente ligada ao que ela come ou deixa de comer”). Propomos então que a educação alimentar e nutricional passe a integrar os currículos escolares e que