Id Ia De Trabalho De Gerenciamento
Resumo
O artigo analisa o sistema de compras e gerenciamento de estoques em um hotel de médio porte, contribuindo com sugestões de melhoria para reduzir os custos, eliminar desperdícios e aprimorar os processos gerenciais existentes. Fora realizado um estudo de caso do tipo descritivo, apresentando elementos característicos da gestão de estoques em hotelaria, utilizando uma abordagem qualitativa na descrição e análise dos dados. Apresenta um fluxograma, descrevendo as etapas desde o processo de compras, passando pelo recebimento e estocagem, culminando com o fornecimento dos produtos aos clientes e funcionários. O estudo conclui demonstrando a dissonância entre a realidade organizacional e as orientações acadêmicas, demonstrando a inexistência de um método científico, prevalecendo o aspecto empírico.
Palavras-chave: Gestão, Estoques, Hotelaria
1. Introdução
Diversos fatores têm colaborado para mudar a configuração dos sistemas organizacionais. Cada vez mais é necessário criar modelos, usar ferramentas, desenvolver processos e gerenciar com eficiência as organizações produtivas, visto o cenário acirrado e o grau de exigência dos consumidores. No ramo hoteleiro, percebe-se que este panorama não é diferente. É preciso entender todo o relacionamento existente entre os ambientes internos e externos.
Segundo Almeida e Lucena (2010) cerca de 10 a 15% do orçamento dos hotéis são destinados a compra e gestão de materiais. Por isto, é necessário estudar esse processo de gestão de estoques e de compras. Os autores Anjos, Anjos e Silva Junior (2008) compreendem que este processo de gerir e provir materiais para a organização se enquadra dentro de outro grande sistema que gerencia todo o hotel. A figura 1 exemplifica este sistema.
A proposta deste trabalho é analisar os processos gerenciais de um hotel de médio porte, que denominaremos de Hotel