ATENDIMENTO PSICOLOGICO ONLINE
No campo da psicologia, surgem questionamentos até então inexistentes, dentre os quais se destaca o da possibilidade de um atendimento psicológico via Internet.
Freud em seu livro “O mal estar da civilização”, segundo o qual o processo civilizatório se dá a partir de uma renúncia do instinto, com uma consequente restrição da liberdade - ganha-se em segurança, na mesma medida em que se perde em liberdade.
O espaço cibernético, ou a cibercultura é um dos retratos da contemporaneidade. A liberdade se faz presente quase sem restrições: liberdade de movimento, liberdade de ideias, de sonhos e até mesmo a liberdade de se assumir a identidade que se deseja. Um espaço sem regras claras, desregulamentado, muito distante dos ideais modernos. Na Internet, há uma espécie de desmaterialização, ou melhor, de uma quase fluidez de seu usuário.
Em O mal estar da pós-modernidade, Bauman (1998) fala de duas figuras que habitam a pós-modernidade: os turistas e os vagabundos, ambos surgidos nessa época atravessada por uma sociedade de consumo, onde a velocidade desenfreada move os desejos e anseios dos homens, sendo a liberdade de escolha o mais precioso dos bens. Em nossa época, a velocidade condiciona comportamentos e expectativas, que se afastam da fixidez característica da modernidade.
"Manter o jogo curto significa tomar cuidado com os compromissos a longo prazo. Recusar-se a 'se fixar' de uma maneira ou outra. Não se prender a um lugar, por mais agradável que a escala presente possa parecer. (...) Não jurar coerência e lealdade a nada ou a ninguém" (Bauman, 1998, p. 113). Turistas e vagabundos são os habitantes do contemporâneo. Segundo a perspectiva de Bauman, eles retratam os heróis e as vítimas de nosso tempo. O turistas são aqueles que se locomovem, mas tiveram direito de assim escolher. Já os vagabundos são obrigados a perambular pelas ruas anônimas das inúmeras cidades espalhadas pelo mundo. São os indesejados, o refugo, o produto da