Ética 1
A INTERFACE DA PSICOLOGIA COM A INFORMÁTICA:
ATENDIMENTO TERAPEUTICO ONLINE
Introdução
A Internet, que tem possibilitado o acesso a notícias do outro lado do mundo em tempo real, entretenimento por meio de jogos on-line ou conversas com pessoas de vários países e de várias culturas, possibilita, também, serviços psicológicos mediados por computador. Muitas consideram que aumenta a conectividade entre elas, diminuindo a distância e facilitando na comunicação como um todo, mas, principalmente, este meio de comunicação gera um bom rendimento no tempo gasto nas tarefas pessoais e profissionais. No entanto, a internet tem possibilitado a formação de novos subsídios de interação, organização e atividades sociais, devido ao uso de redes sociais como Facebook, Messenger (MSN), Skype, Orkut, Twitter, e-mails, entre outras, mudando, também, a maneira das pessoas proporcionarem e receberem informações e cuidados de saúde.
O presente trabalho não irá abordar o aprofundamento na questão das redes sociais como um todo, mas as práticas psicológicas possibilitadas pela internet, mais especificamente, aos atendimentos psicológicos virtuais, as terapia online ou terapia virtual, sendo estas caracterizadas pela orientação de questões psicológicas feitas pelo profissional Psicólogo, através das redes sociais supracitadas e as questões éticas do processo.
Atendimento Psicológico Online
O Atendimento Online obedece a ética profissional do psicólogo, que preservam o sigilo e o respeito pelo paciente. Sua identidade e informações são confidenciais.
Entretanto, lembramos da vulnerabilidade do atendimento oferecido pela internet. Assim, para resguardar o sigilo dos atendimentos sugere-se que evite o uso de computadores públicos (cybercafé, faculdade, trabalho, lan-house, etc.) e que exclua o histórico do seu mensageiro instantâneo após usar. Mesmo com esses cuidados não podemos garantir plenamente o sigilo, se tratando de um atendimento