Análise sobre a ética e a eficácia no atendimento Psicológico Online
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CAMPUS ANCHIETA
Análise sobre a ética e a eficácia no atendimento Psicológico Online.
São Paulo - SP
2014
1. Introdução
A internet tem permitido uma facilidade para a vida das pessoas. Muitas consideram que aumenta a conectividade entre elas, diminuindo a distância e facilitando na comunicação como um todo, mas, principalmente, este meio de comunicação gera um bom rendimento no tempo gasto nas tarefas pessoais e profissionais. No entanto, a internet tem possibilitado a formação de novos subsídios de interação, organização e atividades sociais, devido ao uso de redes sociais como Facebook, Skype, Twitter, e-mails, entre outras, mudando, também, a maneira das pessoas proporcionarem e receberem informações e cuidados de saúde (Anton, 2013).
Notamos uma carência de pesquisas sobre o tema relacionado à atendimentos psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação à distância, e das consequentes restrições à modalidade, declarado pelo Conselho Federal de Psicologia, é grande a quantidade de serviços de finalidade terapêutica ofertados na web. Queiramos ou não incorporá-los à nossa prática profissional, não cabe mais ignorarmos o assunto nem refutarmos essa realidade com base em concepções adquiridas em outro contexto.
A internet surgiu na década de 1960 pelas forças militares americanas, a partir de um projeto que visava a criação de um tipo de comunicação descentralizada e com múltiplas direções. Nos anos oitenta, a comunidade científica criou uma rede própria e a Internet se estendeu a âmbitos extramilitares. Passou ao uso comum na década de 1990, expandindo-se para outras partes do mundo de maneira rápida e progressiva (Terzis, 2013).
Psicologia Clínica é a parte da psicologia que se dedica ao estudo dos transtornos mentais e dos aspectos psíquicos de doenças não mentais. Os primórdios da psicologia clínica