alimentação escolar
POLO: AMARANTE DO MARANHÃO-MA
PROGRAMA: DARCY RIBEIRO
Disciplina:Prática Curricular na Dimensão Sala de Aula
Curso: Ciências com Habilitação em Biologia
Professora: Maria Zélia Feitosa
Acadêmicas:Dayana Sousa, Eliete Marinho,Valnice Fernandes, Gerliane Sousa.
PROJETO DE PESQUISA
TEMA:ALIMENTAÇÃO DOS ALUNOS NA ESCOLA VICENTE SALES SOUSA:
Efeitos para saúde de uma alimentação adequada e inadequada.
1. INTRODUÇÃO
Considerada um fator vital e uma fonte de prazer, a alimentação é muito mais do que apenas nutrientes: tem um significado muito próprio para cada pessoa e grupo, constituindo um traço de identidade. A alimentação é uma das principais determinantes da saúde e traduz as condições de vida de cada um, o contexto em que se move, a cultura que perfilha. Sendo um traço de identidade, é também o reflexo das pressões sociais.
O projeto reconhece nos frutos e vegetais e na atividade física importantes fatores de proteção da saúde. Assim como o consumo de frutose vegetais pode prevenir algumas doenças mais prevalentes na nossa sociedade, também o estar à mesa pode ser estruturante da personalidade e contribuir para o sentido de coerência familiar e individual, através do reforço de laços afetivos, relações familiares, consistência entre as mensagens e comportamentos dos adultos observados pelos mais jovens. As experiências de vinculação na infância e a educação que se recebe nos primeiros anos de vida até à adolescência são determinantes na adoção de atitudes e comportamentos relacionados com a saúde.
O Brasil é considerado um país em transição nutricional em razão dos recentes aumentos na prevalência de doenças crônicas, como a obesidade. A escola desempenha papelfundamental, na formação dos hábitos de vida dos estudantes e, é responsável pelo conteúdo educativo global, inclusive do ponto de vista nutricional. Objetivou-se identificar a preferência de adolescentes pelos alimentos