65323859 TRATAMENTO DE MINERIOS
2245 palavras
9 páginas
TRATAMENTO DE MINÉRIOSA mineração é uma atividade que é e continuará sendo a principal provedora de materiais para a humanidade. Os desafios técnicos, sociais e ambientais que se colocam para a industria mineral, em nível mundial, requerem o aperfeiçoamento e o continuo desenvolvimento de novos métodos de mineração e de processamento de minerais que permitam minimizar os impactos ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, fornecer os recursos necessários para a economia.
O tratamento de minério pode ser conceituado como o conjunto de operações básicas que são realizadas em uma matéria prima mineral (minério bruto) com o objetivo de se obter sua adequação, ou seja, produtos comercializáveis. A terminologia técnica inclui diversos termos que podem ser empregados para conceituar esse conjunto de operações.
O conjunto de operações realizadas no processamento de uma matéria prima mineral inclui, dentre outras:
Fragmentação: Redução do tamanho de blocos e/ou partículas.
Separação por tamanho: Colocação dos materiais dentro de uma faixa adequada de tamanho.
Concentração: separação de espécies mineralógicas de valor econômicos das demais. Separação Sólido/liquido: Recuperação da água utilizada nas operações e disposição de rejeito.
Outras Operações Auxiliares: Manuseio, transporte, amostragem e estocagem de minérios.
As aplicações industriais do tratamento de minérios, devem estar dispostas de forma conjunta, arranjadas sequencialmente de modo a maximizar a recuperação dos minerais úteis contidos no minério e adequar os produtos obtidos aos seus usuários.
Mineral: È uma substância sólida, natural, inorgânica, que possui composição química definida e arranjo atômico ordenado.
Ex: Quartzo (SiO2) e Hematita (Fe2O3).
É importante esclarecer que o carvão mineral encontrado na crosta terrestre não é um mineral (apesar da denominação carvão mineral), pois essa substancia é de origem orgânica. Da mesma forma, os rubis sintéticos não são se enquadram no conceito pelo fato de serem