resumo do livro o que e ciencias
A diferença entre o senso comum e o conhecimento cientifico esta na maneira de conhecer ou justificar este saber. Está no processo de obtenção, justificação e transmissão do conhecimento.
O conhecimento cientifico é crítico, procura bases sólidas, justificações claras e exatas. É organizado. É prognosticador. É geral. Tem caráter metódico.
Já o senso comum cinge-se aos dados imediatos ou procura explicações nem sempre profundas. É composto por um conjunto de conhecimentos “avulsos”, determinados por fatos isolados.
A Ciência é muito abrangente e tem diversos significados. A Ciência pode ser entendida como religião, arte, literatura, atividade científica em geral ou ainda como conhecimento científico.
A Ciência como teoria e a ciência como processo de conhecimento tem uma relação muito estreita e o cientista faz a interação entre elas.
Há diversos campos de atuação da ciência, o que levou a uma primeira divisão entre elas: as ciências naturais e as ciências humanas. Elas têm campos diferentes de estudo, embora existam zonas de superposição entre elas.
As ciências naturais são as ciências dos fatos da natureza, do mundo físico, químico, biológico e algumas outras. Já as ciências humanas analisam, estudam, pesquisam fenômenos relativos ao homem, como a psicologia, sociologia, a história, etc.
Contudo, tanto as ciências naturais como as humanas participam de uma propriedade fundamental. O conhecimento científico origina-se nos fatos reais, sejam da natureza, do homem, da sociedade, da mente, etc.
E diante dessa divisão, surge uma dúvida: Será que a matemática não é uma ciência?
A matemática é crítica, é metódica e é sistemática. Sem ela seria impossível