Resumo do livro "Um discurso sobre as ciências"
Seu objetivo-> O objetivo de refletir acerca das ciências no seu conjunto, observando toda a sua trajetória ao longo dos séculos a ideia de progresso científico, concluindo que ainda vivemos baseados numa ciência que tem muito a amadurecer. Ele acredita, assim como Einstein, que os questionamentos simples como os feitos por uma criança são capazes de nos fornecer esclarecimentos tão próximos da realidade que nos forneceria mais segurança a tantas perplexidades do mundo moderno. Essas crianças devem estar presentes em cada um de nós.
Sua proposta-> Boaventura propõe um modelo a qual denomina “paradigma (um modo de se pensar sobre algo, um modelo ou exemplo) de um conhecimento prudente para uma vida decente” (pág. 37). Para justificá-lo ele traça quatro condições para justificar o seu modelo, utiliza-se de quatro princípios sobre o conhecimento:
Todo o conhecimento científico-natural é científico-social,
Todo conhecimento local é total,
Todo conhecimento é autoconhecimento e
Todo conhecimento científico visa constituir-se em senso comum.
Vou ressaltar aqui também o 4º e último item integrante do modelo de paradigma emergente proposto é aquele em que “todo o conhecimento científico visa constituir-se em senso comum” (15). A ciência moderna considerava o senso comum como “superficial, ilusório e falso” e por isso, o repugnava. A ciência pós-moderna, por sua vez, resgata o valor presente no senso comum. O senso comum permitirá que as diversas formas de conhecimento (das ciências e do próprio cotidiano) interajam entre si, orientando as ações do ser humano e dando sentido à vida
Concluindo aqui que a finalidade de Boaventura era busca e fortalecer a ideia de que o