wattimetro
O wattímetro é um instrumento desenvolvido para medição de potência elétrica fornecida ou dissipada por um elemento. Um Wattímetro é considerado ideal quando medir a tensão sem desvio de qualquer fluxo de corrente, e medir a corrente sem introduzir qualquer queda de tensão aos seus terminais.
Os Wattímetros para medidas de RF comercializados atualmente, geralmente operam nas freqüências entre 450 kHz e 2,7 GHz.
A maioria dos wattímetros são projetados para trabalhar em uma linha de transmissão coaxial de 50Ω para realizar medições de potência direta e refletida de sinais CW e sinais modulados em AM, FM, SSB, TV e sinais modulados por PULSO.
Nos modelos mais tradicionais, a leitura é direta em Watts, graduada em escalas. A faixa de freqüência e potência é selecionada no wattímetro e se dá por meio da inserção de um detector no soquete da seção da linha de RF. A escala de leitura é determinada pelo elemento detector, onde consta várias informações como: a potência de fundo de escala, a faixa de freqüência e uma seta que indica o sentido da potência (direta ou refletida).
Tipos de Wattímetros
Existem basicamente dois tipos de wattímetros: o do tipo THRULINE® e o TERMALINE®, os quais são classificados de acordo com a posição em que ocupam na linha de transmissão.
Wattímetros do Tipo Thruline®
THRULINE®, do inglês “through the line” (através da linha); refere-se ao wattímetro inserido em série com a linha de transmissão, ou seja, entre o transmissor e a antena. Possui característica de não dissipar nenhuma potência durante o processo de medição, captando por indução uma pequena amostra do sinal transmitido.
Wattímetros do Tipo Termaline®
TERMALINE®, do inglês “terminal” (terminação da linha) é um wattímetro inserido em paralelo com a linha de transmissão, no lugar da antena, ou seja, a antena é desconectada e em seu lugar é inserido o wattímetro. Em conseqüência, o wattímetro absorve e dissipa toda a potência do transmissor.