Wattímetro Analógico
Turma: 6 – A – 1 Santo Amaro
GÊNESIS
CONSTRUÇÃO DE UM WATTÍMETRO ANALÓGICO
São Paulo
2013
Universidade Nove de Julho
Turma: 6 – A – 1 Santo Amaro
GÊNESIS
CONSTRUÇÃO DE UM WATTÍMETRO ANALÓGICO
Trabalho de projeto integrador à Universidade Nove de Julho como parte dos requisitos para a conclusão do 6º semestre de Engenharia Elétrica.
Orientador:
São Paulo
2013
INTRODUÇÃO
O wattímetro é um instrumento que permite a medição da potência elétrica dissipada por um elemento introduzindo o produto da tensão elétrica e da corrente elétrica neste elemento. Desse modo, sua ligação é feita simultaneamente em série e paralelo no elemento que será medido. Tal como outros instrumentos de medida, o wattímetro ideal mede a tensão sem qualquer desvio de fluxo de corrente e mede a corrente sem introduzir qualquer queda de tensão em seus terminais.
O wattímetro eletrodinâmico, objeto de estudo do presente trabalho, funciona por meio de três bobinas: duas fixadas em série com a carga (que medem a corrente elétrica que circula na carga) e uma bobina móvel, em paralelo com a carga e com as outras duas bobinas (que mede a tensão que circula na carga). Os campos magnéticos que circulam entre as três bobinas são os responsáveis por influenciar o movimento da agulha, indicando assim a potência que circula na carga. Este processo é o mais simples e confiável, embora as bobinas possam superaquecer.
Como parte dos estudos necessários para a conclusão do 6º semestre de Engenharia Elétrica, deverá ser projetado e construído um wattímetro eletrodinâmico com fundo de escala de 100W. Para tal, estão sendo realizadas pesquisas em várias fontes como livros didáticos, internet e pesquisas acadêmicas. Através desse relatório, serão descritos as pesquisas, fases de projeto e construção do wattímetro e conclusões sobre o projeto.