PCH - Pequenas Centrais Hidrelétricas
sumário
CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO Página
1.1 objetivo 1 - 3
1.2 RETROSPECTO SOBRE OS ESTUDOS E PROJETOS DE PCH 1 - 5
1.3 Aspectos institucionais e legais 1 - 6
1.4 ATUALIZAÇÃO PERIÓDICA DAS DIRETRIZES 1 - 6
Capítulo 1
Introdução
1.1 Objetivo
Este documento tem por objetivo consolidar as “Diretrizes para Estudos e Projetos Básicos de Pequenas Centrais Hidrelétricas - PCH”, visando: sistematizar os conhecimentos sobre os Estudos, Projetos e Construção de PCH, a fim de possibilitar que equipes reduzidas de técnicos de nível superior, empreiteiros e fabricantes/fornecedores de equipamentos, de qualquer porte, desenvolvam e implantem esses empreendimentos; reduzir os custos dos estudos, de projetos, das obras civis, dos equipamentos e de operação e manutenção dessas centrais; consolidar a experiência e a tecnologia nacional sobre os estudos, projetos e construção dessas centrais.
Para a realização dos trabalhos, a ELETROBRÁS contratou, como uma força tarefa, a COPPETEC, no âmbito do Contrato ECV 939-97 e constituiu um Grupo de Trabalho para o devido acompanhamento e orientação. Os trabalhos desenvolvidos, de fev/1998 a fev/1999, foram coordenados pela ELETROBRÁS, e contou, nas atividades do GT, com a colaboração de técnicos da ANEEL, CEMIG, CEMAT, CERJ, CHESF, COPEL, DME – Poços de Caldas, ELETRONORTE, ELETROSUL, FURNAS, ime, cerpch e da SRH-MMA, além da equipe técnica de outras áreas e do CEPEL.
Estas "Diretrizes" fazem referência, sempre que necessário, ao Manual de Inventário (Partição da Queda) e às Instruções para Estudos de Viabilidade da ELETROBRÁS / ANEEL, como se verá ao longo deste documento.
Prevê-se que os principais usuários destas Diretrizes sejam engenheiros e técnicos de nível superior, com experiência no assunto, os quais terão facilidade de entendimento e