Mito Medusa
Medusa, e suas irmãs Esteno e Euríale, eram conhecidas como as irmãs Górgonas. Seus pais, Fórcis e Ceto, eram divindades marinhas.
Medusa é uma figura mitológica grega, ela era bela. Medusa era virgem e completamente servil à sua deusa Atena. Em um dos templos de Atena, Medusa teria feito amor com Poseidon , o que levou a deusa, furiosa, a transformar Medusa e suas irmãs em seres repugnantes, com pele escamosa e serpentes enormes na cabeça.
Dentre as três, Medusa foi a mais castigada, além da terrível aparência, Atena a tornou mortal, e lhe deu o poder de seu olhar transformasse quem a olhasse em estátua de pedra.
Medusa e suas irmãs passaram a viver em uma caverna, no extremo ocidente da Grécia, junto a um país chamado Hespérides. Confinada em uma ilha, medusa era a metáfora do sofrimento, da frieza e da solidão.
Certo tempo depois foi ordenado ao jovem Perseu que decepasse e lhe trouxesse a cabeça de Medusa.
A princípio temos uma ideia horrível da medusa, fomos influenciados desde cedo a vê-la como tenebrosa medonha e má. Mas a história é, na verdade, um drama e reflete a vida de muitas mulheres hoje, principalmente quando ligamos a TV e assistimos os noticiários policiais, onde mulheres providas de muita beleza fazem o uso de sua beleza em prol da discórdia de casais, mas também casos de mulheres jovens que são violentadas sexualmente, mas tudo acaba girando em torno do preconceito. Onde perante a sociedade o único modo de se reparar o erro cometido ou erro sofrido, é o castigo, o julgamento.
Percebemos no mito também fatos de que a morte, na visão da sociedade como era perante os olhos de Atenas a única maneira de se ter de volta a o que havia perdido para sua rival.