Ateísmo
Ateísmo
NOME E ETIMOLOGIA: No grego antigo, o adjetivo atheos é formado pelo prefixo “a”, significando ausência e o radical “teu”, derivado do grego theos, significando “deus”. O significado literal do termo é, então, “sem deus”.
SURGIMENTO DO TERMO: Apesar do termo ateísmo ter origem na França do século XVI, ideias que seriam hoje reconhecidas como ateístas estão documentadas desde a antiguidade clássica e o período védico.
BREVE LINHA DO TEMPO:
- Antiga religião hindu: entre as seis escolas ortodoxas (āstika e nāstika) da filosofia hindu, Sankhya, o mais antigo sistema filosófico, não aceita Deus. A Mimamsa também rejeita a noção de divindade.
- Antiguidade Clássica: o ateísmo ocidental tem suas raízes na filosofia grega pré-socrática. Os primeiros cristãos eram rotulados como ateus pelos não-cristãos por causa da sua descrença nos deuses pagãos;
- Início da Idade Média ao Renascimento: a adoção de pontos de vista ateístas era rara na Europa durante a Alta Idade Média e Idade Média - metafísica, religião e teologia eram os interesses dominantes.
- Século XX: o ateísmo no século XX, particularmente na forma de ateísmo prático, avançou em muitas sociedades. O pensamento ateu encontrou reconhecimento em uma ampla variedade de outras filosofias;
- Século XXI: um levantamento de 2010 descobriu que aqueles que se identificam como ateus ou agnósticos estão, em média, mais bem informados sobre religião do que os seguidores das religiões principais; Surgimento do Ateísmo 3.0.
TIPOS DE ATEÍSMO: implícito, explícito, positivo, negativo, prático, teórico, epistemológico, lógico, axiológico (ou construtivo).
PERGUNTAS FREQUENTES:
Qual o feminino de ateu? Ateia.
O ateísmo é uma igreja? É uma religião? Não.
Existe um templo ateísta? Não.
Qual o símbolo do ateísmo? Não existe símbolo oficial.
Qual o livro sagrado, a “Bíblia”, o manual do ateísmo? Não existe.