resumo do livro São Bernardo
Um dos conflitos ocorre entre o Paulo e sua mulher é quando, Madalena passa ajudar os empregados da fazenda dando-lhes presentes, com isso gera uma briga muito grande onde Paulo e Madalena ficam sem se falar por uma semana, pois Honorio fica com uma raiva profunda e ciúmes doentio e, simultaneamente, uma confusão mental o atormenta.
Outro dos conflitos que ocorre no livro é quando Madalena, esposa de Paulo Honorio devido ao ciumes exagerado e suas frequentes brigas com o marido a desespera de tal maneira que acaba cometendo suicídio, com isso todas as pessoas da fazenda São Bernardo passam a ir embora, deixando Honorio solitário.
Casmiro Lopes: Amigo do narrador desde os tempos difíceis, corajoso, tem faro e fidelidade de cão. Executa as ordens de Paulo Honório sem questionar.
Mendonça: Tinha barba e nariz curvo. Dono da fazendo Bom-Sucesso, vizinho á São Bernardo. Um dia quando voltava das eleições levou um tiro de tocaia e morreu na estrada.
Madalena: uma professora boa, compassiva, que vivia com uma tia velha, com quem se casa não por amor, mas com o único e exclusivo intuito de garantir um herdeiro para São Bernardo.
Paulo Honório: Pesa 89 quilos, com 50 anos de idade, tem um rosto vermelho e cabeludo. Possuia jeito para negócios, um jogador inrresponsável, astucioso e desonesto, o protagonista olha o mundo visando apenas o lucro que lhe possam trazer.
Ribeiro: Velho alto, magro, curvado, amarelo, de suíças. Seu Ribeiro tinha 70 anos e era infeliz, mas havia sido moço e feliz. Ele lia cartas, conhecia os segredos, era