Capacidades físicas
Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras possíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos: Resistência, força, velocidade, agilidade, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora (destreza).
Agilidade: É a qualidade física que permite mudar a direção do corpo no menor tempo possível. Conhecida como velocidade de “troca de direção”. Para a agilidade, a flexibilidade é importante.
Velocidade: É a capacidade física que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal.
Flexibilidade: É a capacidade física que permite executar movimentos com grande amplitude.
Força: É a capacidade física que permite deslocar um objeto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo através de contração dos músculos.
RESISTÊNCIA
É a capacidade física que permite efetuar um esforço durante um tempo considerável, suportando a fadiga dele resultante e recuperando com alguma rapidez.
Resistência aeróbia: O termo aeróbio significa com oxigênio e a resistência aeróbia significa o trabalho muscular e o movimento produzido com a utilização de oxigênio para obter a energia que serve a contração muscular. O treino aeróbio tem como resultado um fortalecimento do sistema cardiorrespiratório ao mesmo tempo que aumente a capacidade dos músculos utilizarem o oxigênio. A resistência aeróbia pode ser desenvolvida tanto através da corrida contínua, como pela corrida com intervalos. Quanto mais longa for a distância a percorrer numa prova, mais importante é a resistência aeróbia.
Resistência anaeróbia: Anaeróbia significa sem oxigênio e o temo resistência anaeróbia refere-se ao sistema energético que permite aos músculos funcionarem utilizando a energia que têm armazenada. O treino de resistência anaeróbia permite ao atleta tolerar o aumento da concentração de ácido lático. Existem dois tipos importantes de