Sustentabilidade em Paraty - RJ
Mas, afinal, o que significa sustentabilidade?
Em primeiro lugar, trata-se de um conceito sistêmico, ou seja, ele correlaciona e integra de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade.
Quem primeiro usou o termo foi a norueguesa Gro Brundtland, ex-primeira ministra de seu país. Em 1987, como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas, Gro publicou um livreto chamado Our Common Future, que relacionava meio ambiente com progresso. Nele, escreveu-se pela primeira vez o conceito: "Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades"
Toda atividade que envolve pessoas tem uma regra clara: para ser sustentável, precisa ser economicamente viável, socialmente justa, culturalmente aceita e ecologicamente correta. O desafio é enorme, envolve várias gerações e, por isso, se ligue no vídeo explicativo que vamos exibir (PASSA O VIDEO).
**************Começa a falar sobre projetos de sustentabilidade em Paraty **************
Não adianta ter 80% da economia girando em torno do turismo, nem receber milhares de visitantes todos os anos, inclusive estrangeiros, se não há sustentabilidade ambiental. Paraty foi presenteada e escolhida como destino- piloto da campanha internacional Passaporte Verde (Green Passport), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente .
Em que consiste este projeto?
A iniciativa tem o objetivo de estimular o turista a ser mais responsável e consumir de forma consciente, buscando reduzir os impactos negativos de seu comportamento e de suas escolhas sobre o meio ambiente e a cultura dos destinos que visita! A campanha Passaporte Verde foi lançada, oficialmente, em março do ano passado, e faz parte do projeto Férias Sustentáveis, desenvolvido pela Força Tarefa Internacional para o Desenvolvimento Sustentável,