Resumo do livro São Bernardo de Graciliano Ramos
O livro São Bernardo conta a historia de Paulo Honório, homem duro e ambicioso. Paulo Honório foi criado por margarida, uma doceira negra e pobre, para quem vendia cocadas para ajudar no sustento. Paulo já foi guia para um cego e também trabalhou duro na fazenda S. Bernardo, a qual sonhava um dia ser sua. Nesta época, Paulo esfaqueou um homem, e ficou preso por cerca de quatro anos, lá aprendeu a ler com o auxilio de um colega de cela e uma bíblia. Após ser solto, Paulo Honório começou a fazer negócios pelo sertão, onde empresta dinheiro a juros e também compra e venda de gado e terras.
Quando volta a Viçosa, sua cidade natal, Paulo Honório cria falsa amizade com Luís Padilha, herdeiro da fazendo S. Bernardo, a quem empresta dinheiro. Luís era um homem fissurado por jogos, mulheres e bebida, assim, Paulo lhe dá conselhos para investir em negócios que não darão certo. Paulo Honório faz tudo pensando em falir financeiramente Luís e lhe tomar S. Bernardo. E assim faz.
Paulo começa com plantação de mamona e algodão, após algum tempo investe em maquinas importadas para as lavouras. Logo após se apossar de São Bernardo, Paulo manda Cassimiro Lopes, seu capanga, matar seu vizinho Mendonça, pois não respeitava divisas. Cada vez mais se fortalecia como agricultor e homem influente, comprando aqueles cujo apoio necessitava. Pensando em agradar o governo, Paulo decide construir uma escola em sua fazenda, assim, convida Luís Padilha para ser o professor. Já que as finanças estavam indo de vento em poupa, Paulo contrata Seu Ribeiro para cuidar da contabilidade da fazenda e também manda buscar sua mãe de criação, para qual prepara uma casa em S. Bernardo.
Refletindo que ainda não tinha um herdeiro para seu império, Paulo Honório começa a buscar uma esposa, pensando nas diversas mulheres solteiras a disposição. Resolveu então se aproximar da jovem Madalena, professora que veio da capital, a qual inicialmente fez o convite de substituir Luís