Resumo do livro são bernardo
LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS
ENSAIO DA OBRA SÃO BERNARDO GRACILIANO RAMOS
VITÓRIA
2012
1 – INTRODUÇÃO
O romance foi publicado em 1934, faz parte da 2ª geração do Modernismo (regionalismo nordestino). A linguagem prioriza e escolha do vocábulo exato e correto, é seca e enxuta. O cenário é a fazenda São Bernardo, na região de Viçosa, Alagoas. O tempo da narração coincide com a eclosão da Revolução de Outubro. A história tem o tempo muito trabalhado, há o tempo dos fatos narrados (passado) e o tempo da narração (presente), onde passado e presente se misturam em meio a perturbação psicológica em que se encontra o narrador. Procurando respostas para o suicídio da esposa Madalena, resolve repassar sua vida a partir do fracasso do casamento. Volta ao passado, permitindo ao leitor conhecer sua alma dura, sua mente possessiva e doentia. São Bernardo de Graciliano Ramos é uma das obras mais expressivas da vertente regionalista do segundo modernismo brasileiro, voltado, na ficção, para o questionamento social e psicológico. As desigualdades do Nordeste Brasileiro foram o fermento para a narrativa de Graciliano Ramos.
2 – ENREDO
A obra relata a história de Paulo Honório que desde jovem já pensava em ganhar dinheiro, emprestava dinheiro a juros, negociava no sertão, Paulo Honório conseguiu acumular algum dinheiro, e ele decide voltar para sua terra onde ficava a fazenda de São Bernardo que tinha como dono Luis Padilha. Paulo se aproximaa de Padilha com o objetivo de comprar a fazenda São Bernardo. Finge ser amigo de Padilha e empresta dinheiro, dar maus conselhos sobre o cultivo da fazenda. Quando vence a ultima parcela do empréstimo. Paulo vai até a fazenda e acaba conseguindo comprar a propriedade de Padilha, que é obrigado a vender a fazenda pelo preço que Paulo Honório queria.
Paulo Honório começa a reconstruir a fazenda. Com a ajuda do Capanga Casemiro assassina Mendonça com o objetivo de invadir os domínios da propriedade