Fluidos
DCEEng – Departamento de Ciências Exatas e Engenharias
Cursos de Engenharias e Física -Fluídos
-------------------------------------------------
FÍSICA II – 1/2012 AVALIAÇÃO PARCIAL Prof. Nelson Toniazzo
NOME:________________________________________RG:________
1-Um cilindro tem 5 cm² como área da base e 20 cm de altura, sendo sua massa igual a 540 g. Esse cilindro é oco, tendo a parte oca central a forma de um paralelepípedo de volume de 64cm³. Determine:
a) a densidade do cilindro;
b) a massa específica da substância de que é feito.
2-Uma esfera oca, de raio interno igual a 8 cm e raio externo de 9 cm, flutua submersa pela metade em um líquido cuja massa específica é de 860 kg/m3. Determine a massa da esfera e massa específica do material de que é feita essa esfera.
3-Uma prancha de isopor está colada a um bloco menor e mais pesado de alumínio. O conjunto é colocado em um aquário e flutua de tal modo que metade da prancha de isopor fica submersa. Note que há uma linha azul marcando a metade da prancha, para facilitar a observação.
O conjunto é removido, virado de cabeça para baixo (de "ponta cabeça",) e recolocado na água. Quando isso é feito, qual das situações representadas abaixo será a correta? Justifique sua resposta.( para quem quiser é possível fazer isso no laboratório)
4-Submerso em um lago, um mergulhador constata que a pressão absoluta no medidor que se encontra no seu pulso corresponde a 1,6 x 105 N/m2. Um barômetro indica ser a pressão atmosférica local 1 x 105 N/m2. Considere a massa específica da água sendo 103 kg/m3 e a aceleração da gravidade, 10 m/s2. Determine a que profundidade, em relação à superfície, o mergulhador se encontra.
5-As paredes externas de um submarino podem suportar uma diferença de pressão máxima de 10 atm. Considerando que uma atm equivale a 105 N/m2, que a massa específica da água do mar é 103 kg/m3 e que o interior