Logistica - setor de transporte
Setor de Transporte:
Setor que tem por função principal otimizar as funções de movimentação de estoque e armazenagem, sempre buscando o menor custo possível. Também é levado em conta a capacidade de acondicionamento das cargas e a distância a ser percorrida. Para o bom funcionamento, a flexibilidade é um fator importante. A capacidade de mudança no meio do caminho poderá se tornar mais lucrativa. O preço poderá ser alterado conforme o aumento repentino da demanda.
Participantes importantes nas decisões do setor:
1 – Embarcador (ponto de parada) e destinatário (ponto de chegada) – acompanhamento dos produtos da sua origem até o destino.
2 – Transportadoras (responsável pelo serviço de transporte, sempre procurando a maximização da renda e redução dos custos) e Agentes (cuidam da rota, gastos e documentação).
3 – Governo: função regulatória. Participação não só financeira, mas muito importante em relação à segurança.
4 – Internet: facilita o compartilhamento de informações on line entre clientes e fornecedores.
5 – Público: responsável pela demanda e preocupação com o impacto ambiental.
Tipos de modal de transporte:
• Modal Ferroviário: Mais utilizado no transporte de ferro, cal, cimento e matéria-prima. Vantagens: - Custo mais baixo por conta de menor gasto de combustível. - Possibilidade de percorrer grandes distâncias. - Capacidade de transportar grandes volumes.
Desvantagens: - Velocidade baixa. - Poucos terminais de transbordo.
• Modal Rodoviário: Vantagens: - Mais flexível que o ferroviário. - Entregas rápidas e confiáveis. - Recomendado para mercadorias de alto valor ou perecíveis.
Desvantagens: - Comporta menor quantidade de cargas. - Rotas de curtas distâncias. - Alto custo com combustível.
• Modal Marítimo/Fluvial: Mais importante e antigo meio de transporte de cargas. Vantagens: - Comporta grande volume de produtos e insumos. - Custo mais