Taekwondo
Significado
Taekwondo significa, de uma forma muito geral, a "O caminho dos pés e das mãos". Indica o treinamento mental e as técnicas de combate desarmadas para a autodefesa, também para a saúde, envolvendo a aplicação hábil dos golpes, chutes, bloqueios e esquivas com as mãos e os pés livres para uma destruição rápida do movimento do oponente, ou dos oponentes.
"Tae" em saltar ou voar, para chutar ou quebrar com o pé.
"Kwon" denota o punho – principalmente para perfurar, ou destruir com a mão ou o punho.
"Do" significa uma arte ou o meio – um caminho correto construído e pavimentado pelos santos e sábios do passado.
História
O Taekwond foi fundado por Choi Hong Hi, em 11 de abril de 1955, na Coréia do Sul. Nas Olimpíadas de Seul (1988), o taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição. Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrália), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial. No nível espiritual, Taekwondo é derivado dos princípios tradicionais, éticos e morais do oriente e, naturalmente, da filosofia pessoal do fundador. As técnicas físicas de taekwondo são baseadas nos princípios da ciência moderna, em particular da física newtoniana, que nos ensina como gerar o poder máximo. As táticas militares de ataque e de defesa também foram incorporadas. Embora o Karate e o Taek Kyon tenham sido usados como referências no decorrer do estudo na formação do taekwondo, as teorias fundamentais e os princípios de taekwondo são totalmente diferentes de qualquer outra arte marcial no mundo.
Choi tinha a ambição de desenvolver uma arte marcial nacional própria, superior em espírito e técnica ao Karate japonês, a razão pelo qual Choi tinha essa ambição era pelo fato do seu povo coreano sofrer tanto nas mãos dos japoneses, e ele mesmo sofreu muito sendo aprisionado pelos japoneses. Mas ele tinha a plena consciência que eles sofriam, pelo fato de que seus antepassados não sabiam governar sabiamente, e assim perderam o país para a dominação