Resumo do livro sete fatores de uma pregação relevante
No meu ponto de vista já na abertura pude perceber uma frase dita pelo professor que torna a atividade do pregador mais empolgante levando o mesmo a pesquisar e estudar mais, estando sempre preparado para atender a realidade das comunidades contemporâneas. Quando pensamos que “o desafio da pregação bíblica é alcançar todos os tipos de pessoas com a mensagem de salvação”, somos levados realmente a deixar nossas pregações relevantes a fim de atingir o máximo de pessoas que consigamos.
Outro ponto observado foi quando ele chamou atenção sobre o microfone lembrando que este é uma arma que pode ser usada para construir e destruir vidas. Essa é uma questão importantíssima até quando escutamos a opinião de uma das pessoas na pesquisa falando que o pregador falou de assuntos difíceis sem ofender ninguém.
O fato dos ouvintes terem mais acesso a informação torna mais difícil a pregação. E ainda tem o fato de que este ouvinte é exigente levando o pregador a conhecer o seu ouvinte. As pessoas que nos ouvem precisam de clareza na comunicação que vai desde a metodologia linguística tendendo para o visual devido aos jovens até no modo de falar. Interessante também foi saber que tanto emissor e receptor tem um código mental.
Em relação aos códigos mentais usou exemplos como idade, cultura, posição social, sexo.
Quanto aos pregadores o medo de falar em público expondo que esse é o maior medo da humanidade.
O pregador não deve falar sobre temas sobre os quais ele desconhece e deve também sempre conversar com seus ouvintes.
Os argumentos são o corpo do sermão tirando a introdução e a conclusão. Temos como destaque o que o professor entende ser a forma de estruturar os argumentos. * Ideia central única. * Unidade absoluta apesar de estar dividido. * Ordem lógica, movimento em progressão. * Divisões paralelas com construções semelhantes.
Em relação as ilustrações estas devem ser mais realistas