graca
RESUMO
O presente trabalho “Igreja na pós-modernidade” visa mostrar ao leitor os perigos que rondam as igrejas evangélicas do Brasil na atualidade. Mostra também as oportunidades que a pós-modernidade oferece para a pregação do evangelho. No decorrer da monografia muitas questões são levantadas, por exemplo: Como a Igreja pode ser relevante no mundo pós-moderno, sem cair numa espécie de secularismo? A Igreja tem alguma resposta ao homem pós-moderno? Quais são os desafios que a igreja tem de enfrentar nesse inicio de século? Como criar um ambiente acolhedor e interessante para os jovens sem perder a essência do evangelho? Qual deve ser a conduta do pastor diante dos novos desafios? Estas são perguntas que o autor procura responder no desenvolvimento do trabalho. Ele usa uma linguagem clara, simples e direta sem muitos rodeios, sempre procurando caminhar de forma objetiva. O autor não se reserva apenas a criticar a mentalidade do mundo pós-moderno, bem como a criticar a acomodação da igreja a esta nova maneira de pensar. Mas ele mostra soluções para a igreja ser triunfante. Certamente que esse estudo pode ser um bom guia para se formar um fórum de debate entre acadêmicos de teologia e professores, entre pastores e líderes e entre os membros da igreja de forma geral, pois o assunto abordado nesse trabalho ganha importância à medida que o tempo vai passando.
1. INTRODUÇÃO
Como a Igreja pode ser relevante no mundo pós-moderno sem cair numa espécie de secularismo? Qual deve se a postura adotada pela nova geração de pastores que estão se levantando? A Igreja tem alguma resposta ao homem pós-moderno? A resposta para estas perguntas não são simples de serem respondidas. Há muitas questões em jogo. São vários os desafios a serem enfrentados.
Os objetivos no desenvolvimento do tema é identificar quais são esses desafios, as crises geradas na cabeça dos cristãos, e as