Primeira geração de computadores
Válvulas a vácuo
Imagine como seria sua vida se você precisasse de uma enorme sala para conseguir armazenar um computador. Logicamente isso seria impossível, pois os primeiros computadores, como o ENIAC e o UNIVAC eram destinados apenas a funções de cálculos, sendo utilizados para resolução de problemas específicos.
Por que problemas específicos? Os computadores da primeira geração não contavam com uma linguagem padronizada de programação. Ou seja, cada máquina possuía seu próprio código e, para novas funções, era necessário reprogramar completamente o computador.
Esses computadores gigantescos ainda sofriam com o superaquecimento constante. Isso porque em vez de microprocessadores, eles utilizavam grandes válvulas elétricas, que permitiam amplificação e troca de sinais, por meio de pulsos. Elas funcionavam de maneira correlata a uma placa de circuitos, sendo que cada válvula acesa ou apagada representava uma instrução à máquina.
Com poucas horas de utilização, essas válvulas eram queimadas e demandavam substituição. Por isso, a cada ano eram trocadas cerca de 19 mil delas em cada máquina.
Os primeiros computadores eram usados em aplicações científicas e de engenharia. * Primeiras tentativas
1937 - John Vincent Atanasoff e Clifford Berry, na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, criaram o ABC (Atanasoff-Berry Computer).
1943 - Max Newman, Alan Turing e equipe de Betchley Park desenharam a série de máquinas "Colossus", mantida em segredo durante a II Guerra Mundial (foi usado na decodificação de mensagens secretas dos alemães).
1948 - A equipe da IBM utiliza pela primeira vez o SSEC (Selective Sequence Eletronic Calculator) , uma máquina híbrida de válvulas a vácuo e relês eletromecânicos, para calcular as tabelas de posições da Lua (utilizadas na primeira alunissagem).
* Transistores
As gigantes máquinas não estavam sendo rentáveis, pelos constantes gastos com manutenção. A principal necessidade