Gêneros textuais
OS PONTEIROS DO RELÓGIO ESTÃO ANDANDO
Empresas, investidores e ativistas não podem sozinhos, fazer com que mudemos nossos costumes. Não têm como avaliar o quadro geral ou dar uma quinada nos propósitos comuns. Precisamos de vontade política para isso.
Gro Harlem Brundtland
O desenvolvimento sustentável, uma ideia que ajudei a lançar no palco global no Rio de Janeiro vinte anos atrás, ocupa agora um lugar central no modo como milhões de pessoas pensam. Os objetivos ligados a esse conceito têm amplo apoio da sociedade civil em todo o mundo – e em muitos governos. Empresas privadas e parcerias público-privadas desempenham na tradução de seus ideais em soluções práticas que ajudam a melhorar a qualidade de vida para todos.
Além disso, há um reconhecimento crescente do papel fundamental das mulheres – e de que simplesmente não há esperança de adotar um caminho sustentável sem fortalecê-las.Fontes de energia limpa e sustentáveis como o programa do etanol da cana-de-açúcar do Brasil estão levando a agenda ambiental para um novo patamar. Apesar dos empecilhos, assistimos a uma disseminação de governos democráticos ao redor do mundo – e cada eleição é uma oportunidade para instalar de forma mais firme o desenvolvimento sustentável no cento do governo e, com isso, incluí-lo nas políticas públicas.
De muitas maneiras, a ideia do desenvolvimento sustentável está se tornando uma realidade. As pessoas possuem um senso elevado de responsabilidade compartilhada – sabem que vão se beneficiar e, por sua vez, ajudar a melhorar a vida de muitos. Mas sabem também que não podem ficar caladas, que precisam tomar o futuro em suas próprias mãos. Entendem, enfim, o valor único dessa postura e a oportunidade que ela representa – não como um luxo, mas como uma necessidade. Em resumo fico animada ao ver o conceito do desenvolvimento sustentável resistir ao teste do tempo.
Além do mais, estamos começando a entender suas aplicações diárias com mais detalhes. Há