Resumo Cidadania ITQ
Cap. 1
Desde a antiguidade podemos ver a relação entre a religião e a politica. A religião tem um relevante papel na formação das diversas sociedades. Para um líder é necessário pensar em uma religião que deve ser politica, pois estabelece todos os principais norteadores da moral, Deus. Pois se Jesus tem algo a nos dizer sobre a politica então temos que escutar.
Deus nos mando sujeitarmos as autoridades, ele quer ser o soberano, onde a cidadania forma a base para uma sociedade de adoradores.
A teologia politica descreve crentes realizando o ideal de Deus, perante seus testemunhos de cidades crente, observadores secular reconhecem a sabedoria de Deus.
No teísmo Deus se interessa pelos homens e por tudo relacionado a eles. A bíblia nos mostra Deus acima do governo humano, e nos da evidencias de que havia um estado legal nos primeiro tempos. O domínio de Deus se estende aos domínios da terra e sua soberania sobre o universo por ser o criador. Toda a autoridade vem de Deus, e a politica é de Deus e os políticos são seus servos.
O período que Deus exercia seu governo com base na sua palavra revelada chamamos de dispensações e essas são sete.
È indispensável tratar de questões de autoridade e obediência quando se fala em teologia e politica, e tem fundamental importância nos ensinos bíblicos.
Cap. 2
No decorrer da historia podemos listar alguns exemplos onde poder e religião caminharam juntos, ex: o duplo oficio de melquisedeque, Deus e moises no Sinai etc. mostrando assim Deus com interesse em interagir na politica secular.
No livro de Ezequeil 28 descreve por analogia a existência de um sistema politico no mundo pré-adâmico. Podemos ver também na angeologia uma estrutura hierárquica entre os anjos. E desde o inicio vemos lucifer tentando usurpa a posição de Deus.
A desobediência do homem que resultou na expulsão do edem, o homem teve que se organizar para sobreviver e neste contexto surgirão as primeiras organizações politicas.