Resumo do livro português ou brasileiro? - um convite à pesquisa de marcos bagno
PROJETO INTEGRADOR
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA OBRA:
Bagno, Marcos. Português ou Brasileiro? - Um Convite à pesquisa. Parábola Editorial, São Paulo, 2004
Capítulo da pesquisa: Cores que eu não sei o nome…As estratégias de relativização.
Artigo apresentado como avaliação de rendimento acadêmico projeto integrador na disciplina Lingüística da Faculdade Alvorada, ministrado pela profª Nathália Costa.
Resumo: Este artigo aborda o processo teórico de gramaticalização a partir de três estratégias de relativização que serão apresentadas: Relativa padrão, relativa cortadora e relativa copiadora. Assim, apresentaremos uma breve pesquisa feita primeiramente nas gramáticas tradicionais e sucessivamente em campo com falantes de várias faixas etárias e culturais do português padrão e o português não padrão, vulgo brasileiro. Utilizando fichas com amostras de frases onde solicitávamos que escolhessem a que mais lhe parecesse fácil e habitual, o resultado descreveremos no desenvolvimento deste trabalho.
Palavras - Chave: Relativização; Português Padrão; Relativa Cortadora; Relativa Copiadora; Cujo.
Introdução:
Este trabalho focaliza o processo de gramaticalização do item que, no livro português brasileiro, falaremos a partir das três estratégias de relativização concorrentes (padrão, cortadora e copiadora) em uma amostra de fala e de escrita em uma pesquisa feita por solicitação no mesmo. Utilizamos uma amostra de fala de cada uma das relativas para testar o comportamento da forma que em substituição aos demais pronomes relativos, seria mais usado nos dias atuais, pois a língua evolui ou desaparece com o tempo conforme sua freqüência de uso é o que iremos demonstrar também com pesquisas bibliográficas feitas em relação a palavra Cujo que sobrevive somente em determinados gêneros de textos escritos e é bem raro na fala atual. A relativa cortadora foi a