Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário.
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Trad.ROSA Ernani. Porto Alegre:Artmed,2002/2007.(pp 17-26)
Alcir dos Santos Braga
Segundo, a escritora Argentina, Lerner, conceito de leitura e escrita enquanto prática social vai muito além da decodificação da linguagem verbal escrita, pois nele está inserida a ideia de que ler e escrever é atribuir um sentido ao texto, relacionando-o com o contexto e com experiências prévias do sujeito leitor escritor. Nesse sentido cabe afirmar que ler e escrever sempre serão precedidos de uma finalidade concreta, que atenderá a um objetivo presente no contexto real em que o leitor/escritor está inserido. Para Lerner, o ensino da leitura escrita como práticas sociais são caminhos que poderá conduzir o leitor/escritor a resolver um problema prático, responder a um objetivo concreto ou uma necessidade pessoal.
O primeiro capítulo do livro Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário da renomada escritora Delia Lerner, assessora dos órgãos governamentais e instituições particulares na Espanha e em vários países da América Latina, enfoca a importância do ler e escrever como fonte de informação e disseminação de cultura. Desse modo, a autora discute a problemática do ler e escrever subtemas, a saber: Dificuldades envolvidas na escolarização das práticas; Tensões entre os propósitos escolares e extraescolares da leitura e da escrita; Relação saber-duração versus preservação do sentido e Tensão entre duas necessidades institucionais: Ensinar e controlar a aprendizagem.
Conforme a autora é preciso que o propósito do ensino de ler escrever esteja incorporado no contexto do aluno possibilitando que o mesmo utilize tal conhecimento, uma vez que leitura e escrita tem se tornado elementos indispensáveis para inserção social do individuo e consequentemente para a formação da cidadania, haja vista que