Resumo "Ler e Escrever"
F.T.M. ALFABETIZAÇÃO
Profª Alzemy Rego
PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE
Nome:
Marilsa Silva
Título do trabalho Resumo: Ler e escrever na escola
Descrição do trabalho
Após refletir sobre o conteúdo do livro de Delia Lerner: "Ler e escrever na escola: o real o possível e o necessário" elabore um resumo do capítulo 1.
Delia Lerner inicia o primeiro capitulo do livro: Ler e Escrever na escola: o real, o possível e o necessário em que mostra um esforço constante em analisar sobre as práticas da leitura e da escrita com o intuito de formar alunos praticantes da cultura do escrito e para tanto se torna necessário que a escola funcione com uma microcomunidade de leitores e escritores. Assim, a autora sugere redefinir a função essencial da escola – aprender a ler e escrever – não apenas como uma decodificação do código, mas que ao aprender a ler e escrever o código faça sentido à vida do sujeito, possibilitando a sua inserção no meio cultural a qual pertence tornando-o sujeito da aprendizagem e consequentemente cidadão da cultura escrita.
Desta forma, de acordo com a autora o “real”, é levar à prática o “necessário”. E, para tanto é preciso conhecer as dificuldades que a escola enfrenta para que ao compreender seja possível traçar alternativas que permitam superá-las.
A tarefa é difícil, porque apenas a minoria da população é plenamente alfabetizada em que o ato de ler e escrever na prática escolar foram e continuam sendo, de certo modo, patrimônio de certos grupos. O que, para a autora, leva a enfrentar e buscar caminhos para resolver questões entre a democratização do ensino e à conservação do mesmo.
É difícil também, porque há um paradoxo entre os propósitos didáticos (transmissão de saberes) e propósitos comunicativos (práticas de leitura da vida social). Neste aspecto, Lerner aborda ainda sobre a estruturação do conteúdo sendo linear, acumulativo e irreversível em contra partida com a própria