Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário
É POSSÍVEL LER NA ESCOLA? NOVAS INDAGAÇÕES PARA VELHAS PREOCUPAÇÕES
A leitura é tão importante para a nossa vida quanto o respirar, pois ao ler aprendemos a escrever e também a se expressar melhor.
Com a leitura viajamos, conhecemos lugares e pessoas novas, vivemos fatos e experiências que talvez nunca teríamos coragem de viver no nosso mundo real.
Porém cada dia encontramos mais dificuldades em inserir a leitura na sala de aula, pois as crianças cada vez têm mais preguiça em ler um livro, ou uma simples história que seja.
Não sentem interesse nem mesmo curiosidade em saber do que se trata tal livro, apenas pegam o resumo na internet e se sentem satisfeitas pelo grande trabalho realizado.
Mas, nós professores temos que procurar meios de inserir a leitura desde as séries iniciais com atividades que despertem o interesse nos alunos, como por exemplo, utilizando a roda de leituras, tentar representar uma história lida, ou com um pequeno resumo do livro (até por capítulos).
O professor deve separar um tempo de suas aulas para praticar a leitura com os alunos, separando livros, ou até mesmo fragmentos de livros ou revistas, que tenham boa qualidade para ler com os alunos, até mesmo em grupo, os auxiliando em tudo o que for necessário.
È interessante que o professor consiga despertar o interesse da leitura na vida do aluno, o preparando para uma vida mais culta, e procurando meios para motivá-lo na leitura.
Bom seria que os pais participassem dessa motivação juntamente com nós professores, porque muitos alunos não lêem porque seus pais não possuem esse hábito em suas vidas.
O importante é que a leitura seja inserida na sala de aula e que vença todos os obstáculos que temos hoje em dia, e que nossos alunos aprendam e goste do mundo da leitura.
Referências Bibliográficas
É possível ler na escola? Disponível em:
Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário. Disponível em: