Resumo do livro "dos delitos e das penas"
CURSO DE DIREITO
FRANCIELI MARA MIRANDA
RESUMO DO LIVRO “DOS DELITOS E DAS PENAS” DE CESARE BECCARIA
CAÇADOR
2011
FRANCIELI MARA MIRANDA
RESUMO DO LIVRO “DOS DELITOS E DAS PENAS” DE CESARE BECCARIA
Trabalho apresentado como exigência para obtenção de nota na disciplina de Criminologia, do curso de Direito, ministrado pela Universidade Alto vale do Rio do Peixe - UNIARP - Campus Universitário de Caçador - SC, sob a orientação da Professora Anna Karyne Turbay Palodetto
CAÇADOR
2011
Cesare Bonesana, Marquês de Beccaria, inicia seu livro “Dos Delitos e das Penas” afirmando que só com boas leis podem impedir-se abusos. Depois de terem vagado por muito tempo no meio dos erros mais funestos, depois de terem exposto mil vezes a própria liberdade e a própria existência, que, cansados de sofrer, reduzido aos últimos extremos, os homens se determinam a remediar os males que os afligem.
Então, finalmente, abrem os olhos a essas verdades palpáveis que, por sua simplicidade, escapam aos espíritos vulgares, incapazes de analisar os objetos e acostumados a receber sem exame e sob palavra todas as impressões que se lhes queiram propiciar.
Felizes as nações que não esperaram que revoluções lentas e vicissitudes incertas fizessem do excesso do mal uma orientação para o bem, e que, mediante leis sábias, apressaram a passagem de um para o outro. Como é digno de todo o reconhecimento do gênero humano o filósofo que, do fundo do seu retiro obscuro e desprezado, teve a coragem de lançar na sociedade as primeiras sementes por tanto tempo infrutíferas das verdades úteis.
As verdades filosóficas, por toda parte são divulgadas através da imprensa, revelam-se as verdadeiras relações que unem os soberanos aos súditos e os povos entre si. O comércio animou-se e