Resumo do livro demian
Dividido entre o mundo ideal (mundo claro e paternal) e o real (mundo sombrio e frio, com valores diferentes), Sinclair experimenta ambos os mundos, através do confronto com suas próprias concepções, para tentar encontrar sua verdadeira personalidade. Emil Sinclair se envolve com esse mundo real, depois de contar vantagem aos colegas fantasiando uma história sobre roubos de maçãs, ele passa ser chantageado por Franz Kromer, um garoto mais velho de escola pública, que ameaça denunciá-lo.
Com medo, Sinclair cria uma distância da família, recolhendo-se à solidão enquanto fica sob influência do mundo sombrio de Kromer. O isolamento só termina com a chegada do novo aluno Max Demian. Demonstrando segurança e convicção em suas idéias, ele logo conquista a amizade de Sinclair, ajudando-o a se livrar das chantagens de Kromer.
A figura de Demian é associada à um herói cheio de mistérios, o messias que, ao invés de guiá-lo, encoraja-o a construir seus próprios caminhos rumo à vida adulta, questionando princípios morais já adquiridos. Sinclair, então, se rebela contra as convenções sociais e descobre não apenas o doce sabor da independência, mas também, seu poder de escolher entre sombrio e o luminoso.
Demian revela a Sinclair que existem filhos de Caim, pessoas que possuem a capacidade de exercer o bem e o mal, e após um longo período muito próximos, Sinclair muda de colégio e se distancia de Demian. A vida de Sinclair passa a ser solitária, mas ainda em seu interior ele permanece conectado a Demian. O jovem começa então a frequentar bares com alguns amigos, deixando em segundo plano os estudos.
A atração por uma jovem faz com que Sinclair deixe as bebedeiras e recobre