Hipóteses sobre a origem da terra
Introdução
É válido dizer que a curiosidade foi e continua sendo uma das principais propulsoras das grandes descobertas da humanidade e, com consequência, do seu desenvolvimento. Ao longo dos anos, o homem alia crenças e ciência, a fim de descobrir os porquês de sua existência.
Para solucionar essas dúvidas e questões, foram formuladas até hoje as mais diversas hipóteses sobre o nascimento de nossa espécie, a origem do universo e a origem do planeta.
Na tentativa de explicar a origem da Terra, desenvolveram-se teorias como as Criacionistas, que no geral caracterizam a Terra e o universo como criações de uma força onipotente, ou agente sobrenatural, mas que divergem entre si conforme a religião ou crença e o livro sagrado adotado. Ainda no âmbito do criacionismo, foi formulada a teoria da incrustação, que conquistou alguns adeptos principalmente na comunidade espírita. Para a ciência, porém, somente no século XVIII chegou-se a uma explicação plausível para a origem do planeta, a teoria da projeção, que, no entanto, fora rejeitada posteriormente. Atualmente a hipótese reconhecida pela comunidade científica é a teoria da condensação, a qual está estritamente ligada à teoria do Big Bang.
Contudo, apesar de haver, uma teoria definida na ciência, os estudos acerca dessa questão não acabaram. Pesquisas mais profundas sobre as teorias existentes são realizadas e surgem até mesmo novas suposições em busca de aprofundar o conhecimento, esclarecer as dúvidas persistentes e entender como essas hipóteses estão relacionadas entre si.
Desenvolvimento
A humanidade dispõe de uma vasta de rede de informações, estudos e fatos que permitem ampliar o aprendizado sobre a Terra. Sua composição química, formação geográfica, condições climáticas e biodiversidade são alguns exemplos do conhecimento adquirido com o passar dos anos. Estuda-se sua relação com os seres que a habitam, bem como a relação com os demais corpos celestes, fazem-se