A origem da vida
O Planeta Terra, segundo pesquisas, formou-se a cerca de 4,6 bilhões de anos por meio do Big Bang. E até então, possuía a superfície recoberta de magma quente.
Os primeiros seres vivos de que se tem notícia datam de 3,5 bilhões de anos atrás.
A ocorrência da vida no nosso planeta só possível devido às mudanças ocorridas nas condições ambientais. Hoje, a Terra possui uma rica e vasta diversidade de seres vivos, que vai de bactérias a seres mais complexos.
1.1 OBJETIVO
Neste trabalho, dissertaremos sobre algumas teorias que podem explicar a origem da vida no Planeta Terra.
2. REVISÃO DE LITERATURA
2.1. GERAÇÃO ESPONTÂNEA OU ABIOGÊNESE
Até meados do século XIX os cientistas acreditavam que os seres vivos eram gerados espontaneamente a partir da matéria bruta. Acreditavam que os vermes surgiam espontaneamente de cadáveres em decomposição; que rãs, cobras, crocodilos eram gerados pelo lodo dos rios.
Essa interpretação sobre a origem dos seres vivos ficou conhecida como a hipótese da geração espontânea ou abiogênese (a= prefixo de negação; bio = vida; gênese = origem – origem da vida sem a presença de um ser vivo, a partir da matéria bruta).
Pesquisadores passaram, então, a contestar a hipótese da geração espontânea, apresentando argumentos favoráveis a outra hipótese: a da biogênese.
2.2. GERAÇÃO A PARTIR DA BIOGÊNESE
Dentre os pesquisadores que passaram a contestar a hipótese da geração espontânea destacavam-se Francesco Redi e Louis Pasteur.
Redi foi um dos primeiros a questionar a hipótese da geração espontânea já em meados do século XVII, mas somente com os experimentos de Pasteur, em meados do século XIX, essa hipótese foi definitivamente substituída pela teoria da biogênese, aceita até hoje. Segundo essa teoria, os seres vivos originam-se de outros seres vivos pré-existentes.
2.2.1. OS EXPERIMENTOS DE REDI
Em meados do século