Origem da vida
Trabalho: ORIGEM DA VIDA
Curso: Ciências Biológicas - 1º Semestre
Data: 11/03/2013
ORIGEM DA VIDA
Várias hipóteses foram criadas para tentar responder como originou-se a vida, a primeira delas foi através do filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.) que acreditava na Geração Espontânea ou Abiogênese: a vida se origina de forma espontânea a partir da matéria bruta, devido a um princípio ativo.
Através de um experimento de laboratório de Louis Pasteur(1822-1895) foi encerrada a idéia da geração espontânea, passou-se a admitir que a vida só pode vir de outra vida(Biogênese). Mas Pasteur não eliminou a possibilidade de geração espontânea, seu experimento não poderia se aplicar à primeira vida.
Charles Darwin(1809-1882) imaginava que um caldo nutritivo, contendo amônia, sais de fósforo, luz, calor e eletricidade, poderiam originar a proteína que se transformaria em compostos mais complexos até originarem seres vivos.
A evolução molecular só progrediu com as idéias de Alexander Ivanovich Oparin(1894-1980) ele procurou entender a origem da vida como parte da evolução de reações bioquímica(água, proteínas, carboidratos, reunidos formam um "caldo" o qual origina estruturas aglutinadas em tufos chamados Coacervados).
Devido as situações climáticas do nosso planeta em sua origem(4,56 B.a.) muitos dos elementos fundamentais para que haja vida, não poderiam ser produzidos e além do mais o planeta era constantemente bombardeado por asteróides e se existisse vida nessa época, ela teria sido destruída.
Não podemos descartar também a perspectiva de vida fora da terra, pois conhecemos só o exemplar terrestre.
O fato da origem da vida seja um assunto tão difícil de ser compreendido não nos deve induzir ao erro de assumir que também seja difícil de ser realizada pela natureza. A janela para a formação de vida na Terra é tão estreita, que alguns preferem