Reforma do estado
Curso de Serviço Social
Trabalho sobre o texto do Professor Alfredo Batista
Rio de Janeiro
2013
Resumo do texto: Reforma do Estado
Trabalho referente à disciplina de Administração e Planejamento em Serviço Social do 6º período do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Augusto Motta, realizado pela aluna Ludimila de Santana Costa.
Rio de Janeiro
2013
Resumo do texto Reforma do Estado, do professor Alfredo Batista
No início da década de 70, o capitalismo entrou em uma crise profunda e começou a dar sinais de uma longa recessão. Burocratas teóricos e técnicos, apresentaram a necessidade de solucionar o problema por meio da implementação do projeto neoliberal. A crise impulsionou o avanço científico e tecnológico e abriu condições para a reestruturação na produção.
A crise mundial levou o Produto Interno Bruto nacional a índices negativos na década de 90, atingindo toda a estrutura da sociedade brasileira. Direcionado pelo Fundo Monetário Internacional, instaurou-se no Brasil, o projeto de dominação do capital. Por meio de uma reforma do Estado, retomando as premissas centrais do Estado liberal clássico.
A partir da independência do Brasil (1822), conclui-se o Estatuto Colonial e se estabelece o Estado Nacional, onde a administração pública patrimonialista se institui. Posteriormente, o Estado nacional introduz a administração pública burocrática e em seguida a administração pública gerencial. A administração pública patrimonialista perdura do período imperial até 1920 e possui como características: o genrismo, o clientelismo e o apadrinhamento, criando assim, práticas autoritárias. As bases que tornaram sólido, o Império, se desintegram fazendo surgir a República. Ocorre a passagem do poder oligárquico burguês para o poder industrial burguês. Emerge o Estado autocrático burguês, com total repressão aos “de baixo”.
Com a Revolução