Resumo do filme o primo basilio
A história escrita por Eça de Queiroz em "O Primo Basílio", clássico da literatura portuguesa realista, trazendo, como pano de fundo histórico e gancho narrativo, a construção de Brasília. A jovem Luísa está casada com o engenheiro Jorge, muitas vezes ausente do lar por estar envolvido exatamente no sonho da nova cap. O reencontro de Luísa e seu primo Basílio (Fábio Assunção), sua paixão dos tempos de menina-moça, que a abandonara à época para viver na Europa e agora retorna cheio de histórias e seduções, coloca o casamento dessa jovem romântica, sonhadora e entediada em risco. Ela, até então uma pacata dona de casa, cortejada por Basílio, na ausência do marido, tenta se conter, mas Leonor, mulher casada e mal-falada por seus casos extra conjugais, resolve botar lenha na fogueira, incentivando Luísa a se entregar para o primo bonitão. Luísa acaba cedendo e traindo o marido com o primo, num tórrido romance. Juliana, a governanta da casa, a quem Luísa sempre tratara mal, descobre o romance proibido e torna a vida dela um martírio, ameaçando revelar o adultério ao marido traído, exigindo uma boa quantia para permanecer calada, como uma justa aposentadoria, além de não querer mais realizar as obrigações domésticas.
Chantageada, Luísa praticamente passa de patroa a empregada, tornando-se refém da empregada, que possuía uma prova concreta da traição: um bilhete de Luíza para Basílio. Luisa, orientada por Leonor, quase se vende a um figurão em troca do dinheiro necessário para calar Juliana, mas não consegue consumar o ato. Jorge exige a demissão de Juliana. Luíza tenta conseguir o dinheiro com o marido, a título de prêmio para a ciIada, pelos serviços prestados , mas Jorge não aceita.
Luisa, já desesperada, numa tentativa de solucionar o problema, conta tudo a Sebastião, um amigo de Jorge que, com a ajuda de um polícia seu conhecido, consegue tirar a carta das mãos da criada. Juliana sofre um ataque cardíaco e morre. Luisa enche de alegria