Literatura, O primo Basílio
Luíza, a protagonista, é uma mulher romântica e frágil, com boa vida, que se veste bem, é bem cuidada, com empregadas a seu dispor, e tem o amor do seu marido, Jorge, ele é um bom homem, correto, trabalhador, conservador, reservado... Ela tinha uma vida perfeita, mas no decorrer do filme Jorge viajou, á trabalho, e a deixou bastante tempo sozinha... Depois de ter reencontrado seu primo, Basílio, passa a frequentar a casa de sua prima, e a seduzi-la, lembrando-se dos momentos que já viveram Luísa sede, entregue à fantasia sentimental, não tem consciência moral e pratica adultério com seu primo.
Ele a faz pensar que os dois estão apaixonados um pelo outro, mas o que Luísa não sabe é que, enquanto troca bilhetinhos e cartas com seu amante Basílio, sua empregada Juliana guarda tudo isso, e depois começa a chantageá-la. Luísa então passa de patroa para empregada, já que não dispõe da quantia exigida por Juliana. Jorge exige a demissão da suposta empregada. Luíza tenta conseguir o dinheiro com o marido, mas não consegue.
Juliana pressiona sua patroa que fica aflita, e Luísa recorre a um amigo que arma uma cilada e a empregada morre, por acaso do destino seu marido descobre seu adultério e quando sua esposa descobre cai em depressão e depois não resiste e morre...
Luísa não se contentou apenas com seu marido, deixou-se levar por uma nova experiência, ela ficou sega de amores por Basílio, Luísa não se preocupou em nenhum momento com as consequências, Já seu marido foi muito sábio, não a deixou em nenhum momento, ele foi amigo e protetor, um verdadeiro cavalheiro! e seu amante só queria usá-la, satisfazer seu desejo sexual, se mostrando sínico e ainda no fim do filme não se comoveu nem um pouco com a morte de sua prima, e disse: “antes ela do que eu” . Com personagens despidos de virtude, situações dramáticas geradas a partir de sentimentos fúteis e mesquinharias, caso amoroso, com motivações vulgares e medíocres.