Resumo do Código de Ética
INTRODUÇÃO AO EXERCÍCIO DA ENGENHARIA:
O CÓDIGO DE ÉTICA – CREA/CONFEA
2014
CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo
Obriga todos os profissionais do sistema CONFEA/CREA a observância e o cumprimento do código de ética, em todas as suas modalidades e níveis de formação e especializações, necessário a boa e honesta prática das profissões. As instituições, conselhos integrantes da organização são igualmente permeados pelos preceitos. Manter-se informado sobre as normas que regulamentam o exercício da profissão.
O Objetivo das profissões volta-se para o bem-estar e desenvolvimento do homem, tendo como principal a preservação de seu ambiente, seus valores colocando-se a serviço da melhoria deste. Sempre oferecendo seu saber a benefício da humanidade, harmonizando os interesses pessoais aos coletivos.
A profissão é alto título de honra por isso deve ser honesta, digna e cidadã, sempre agindo com igualdade de tratamento entre os profissionais e com lealdade na competição, responsabilidade e segurança nos procedimentos profissionais. Não usar de privilégio profissional a para fins discriminatórios ou para conseguir vantagens pessoais.
Desempenhar sua profissão nos limites de suas atribuições e da capacidade pessoal de realização.
Fornecer informação certa, precisa e objetiva em publicidade e propaganda. Nos atos arbitrais e periciais atuar com imparcialidade e impessoalidade. Alertar sobre riscos e conseqüências relativas á inobservância. Resguardar sigilo profissional quando de interesse do cliente ou empregador. Não omitir ou ocultar fato de seu conhecimento que transgrida a ética profissional.
Tem direito a provimento de condições de trabalho digno eficaz e seguro, a justa remuneração e reconhecimento legal.
CONFEA - Conselho Federal de Engenharia e