Resumo código de ética
O assistente social deve sempre buscar formas para aproximar os usuários dos serviços prestados, para que assim esses serviços venham ter uma maior agilidade e melhores resultados de intervenção. A burocratização só vem para dificultar o acesso desses usuários aos serviços que lhes são de direito, onde esses procedimentos acabam por afastar os usuários desses programas de beneficio, já que muitas vezes os constrangem e humilham. Embora seja o assistente social ou não, o criador desses procedimentos burocráticos, é dever do mesmo contribuir para uma desburocratização de suas relações com os usuários, buscando uma democratização de serviços.
É importante socializar com os usuários os objetivos e a amplitude de atuação profissional, onde não se deve manter uma posição de superioridade em relação aos usuários, já que é nosso dever esclarecer os objetivos de intervenção profissional, quais técnicas e instrumentos serão utilizados em relação à situação daquele usuário.
O assistente social deve garantir inteiramente a liberdade de participação do usuário na tomada de decisões sobre seus interesses. A opinião técnica do assistente social não deve interferir na decisão do usuário, não deve existir nenhuma forma de autoritarismo por parte do assistente social nessa tomada de decisão, já que o saber profissional não pode e nem