resumo código de ética
O código de 1947 expressa e estreita a vinculação do serviço com a doutrina social da igreja católica que era extremamente doutrinário e subordinados aos dogmas religiosos.
Nesta época podemos perceber pelo o código de ética um caráter ainda muito conservador e assistencialista, onde se buscava favorecer tão somente o capitalismo monopolista e industrial.
A conjuntura política de 1965
O processo de renovação da profissão na década de 1965 foi gestado no interior da crise do próprio padrão do desenvolvimento capitalista e em um processo de erosão de legitimação do tradicionalismo profissional, o que contribuiu para inúmeros fatores situados na conjuntura socioeconômica e política mundial.
Foi uma época mundialmente, assinalada por inúmeras manifestações de protestos direcionados e diferentes níveis de reivindicações política e cultural
Destacou-se também o protagonismo dos jovens e mulheres e emancipação da educação e trabalho, a inserção de mulheres no ensino superior e das mulheres casadas no mercado de trabalho, significou uma época revolucionaria com vários desdobramentos éticos, políticos e culturais.
Em 1965 surge o movimento de reconceituação latino americano com varias correntes e perspectivas teóricos que coloca em questão o serviço social tradicional desvelando o papel político da profissão.
O código de ética de 1965 introduziu a consideração do assistente social com profissão liberal, inserindo o pluralismo da democracia e justiça em uma concepção liberal.
As manifestações ocorridas no período de 1965 ficaram conhecidas como populismo e elas reivindicavam a reforma de base e melhores condições de vida para a classe trabalhadora do campo e da cidade.
A partir de 1964, ocorreu uma significativa mudança na relação das forças presentes no cenário político. Com o golpe de Estado, os governantes eleitos e reconhecidos, são sumariamente retirados do cenário político pela força militar, rompendo-se as regras do