RESUMO DO CADERNO DE ATENÇÃO BÁSICA
500 palavras
2 páginas
O CADERNO DE ATENÇÃO BÁSICA estimula e compartilha o conhecimento acumulado no cuidado com a saúde mental na ATENÇÃO BÁSICA. Apresenta ferramentas e estratégias de intervenções terapêuticas e que ele possa ajudar na realidade do profissional de saúde. Saúde mental e saúde geral, andam juntas, falando de uma tem que citar a outra . Os profissionais precisam perceber e intervir sobre os relatos do paciente que chegam ao serviço de saúde, independente de sua formação específica. Para isso, o caderno apresenta e discute: as principais demandas em saúde mental, os fatores de proteção e de risco em saúde mental, os planos de intervenção e os métodos de acompanhamento dos casos. Esses pontos buscam exemplificar possibilidades de atuação para as equipes e profissionais de Saúde da Atenção básica. Alex, se eu fosse Roberta, esse caderno mim ajudaria na prática sim, pois além de um profissional que ajudará na cura ou controle de uma doença ,a li está um ser humano cheio de problemas, tanto cultural, social quanto econômico que precisa tanto da cura do corpo quanto da alma. É preciso saber escutar. Ouvir e promover a saúde. Aprendi que nenhum cuidado será possível se não procurarmos entender como se dão as causas do sofrimento em cada situação e para cada pessoa singularmente. Existem ações terapêuticas que podem ajudar nos cuidados com pacientes como:
Proporcionar ao usuário um momento para pensar/refletir.
Exercer boa comunicação.
Exercitar a habilidade da empatia.
Lembrar-se de escutar o que o usuário precisa dizer.
Acolher o usuário e suas queixas emocionais como legítimas.
Oferecer suporte na medida certa, uma medida que não torne o usuário dependentes e nem gere profissional uma sobrecarga .
Reconhecer os modelos de entendimento do usuário. Com o conhecimento de conhecer as demandas de saúde da população do seu território, a equipe de saúde tem como criar recursos coletivos e individuais de cuidado avaliados