Leitos Hospitalares para pessoas Idosas - panorama Sus e Saúde Suplementar
RELATÓRIO TÉCNICO – APS
ETIELE GIMENES ROCHA
LEITOS HOSPITALARES PARA IDOSOS NA CIDADE DE CAXIAS DO SUL – UM PANORAMA ENTRE O SUS E A SAÚDE SUPLEMENTAR
Caxias do Sul, 20 de junho de 2014.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11 4 REFERÊNCIAS 12 5 ANEXO 1 - RESUMO 13
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa realizada com hospitais no município de Caxias do Sul para verificar a existência de leitos hospitalares destinados a pessoas idosas, bem como serviços ou programas de assistência ao idoso, em internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Saúde Suplementar (planos de saúde).
Objetiva também informar e conscientizar as pessoas sobre o direito do idoso a saúde básica, e disponibilizar a pesquisa feita para a consulta a pessoas com interesse no assunto.
No Brasil, percebe-se que a saúde está em uma situação bem crítica, principalmente em relação a internações clinicas e cirúrgicas para idosos, e esta pesquisa tem como objetivo principal identificar as melhores condições de atendimento hospitalar e cuidados a pessoas idosas em instituições hospitalares, entre o SUS e a Saúde Suplementar.
2. DESENVOVIMENTO
2.1 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1.1 Envelhecimento e Saúde do Idoso
Em países desenvolvidos, o envelhecimento ocorre associado a melhorias nas condições gerais de vida, enquanto em países em desenvolvimento, esse processo acontece de forma rápida, sem tempo para uma reorganização social e da área da saúde adequada para atender as novas demandas emergentes. A expectativa para 2050 no Brasil é que existirão mais idosos que crianças de até 15 anos.
Segundo o Caderno de Atenção Básica da Saúde do Idoso, muitas pessoas são acometidas por Doenças e Agravos Crônicos Não Transmissíveis (DACNT) – estados permanentes ou de longa permanência – que requerem acompanhamento constante, pois, em razão da sua natureza, não