Resumo design emocional
O livro Design Emocional foi lançada em 2004 e escrito pelo psicólogo, engenheiro elétrico e professor de ciência da computação americano Donald Norman.
Esta obra aborda a sistemática, a compreensão e o resultado do design no universo das emoções.
Ele nos apresenta a interação dos nossos sentimentos com o design dos produtos. Três níveis são estipulados neste livro, e estes são minuciosamente discutidos e abordados em diversas situações, visando essa nova tendência do consumo onde os usuários atribuem suas emoções ao produto.
Ele, além de discutir a emoção que o design nos proporciona, também discute a emoção que podemos produzir ao design, como por exemplo, os sentimentos introduzidos em um produto, no caso, os robôs.
Capitulo 1
OBJETOS ATRAENTES FUNCIONAM MELHOR
(...)“declarou Tractinsky,”as preferências estéticas dependem da cultura”. Alem disso, prosseguiu ele,”a cultura japonesa é conhecida por sua tradição estética”, mas e a israelense? Não, os israelenses são orientados para a ação, eles não se importam com beleza. Por isso Tractinsky repetiu o experimento.” “Não só ele chegou às mesmas conclusões dos japoneses, mas – ao contrário de sua crença de que “não se esperava que houvesse correlação” entre a usabilidade e estética – os resultados foram mais acentuados em Israel do que no Japão. Tractinsky ficou tão surpreendido que pôs a frase “os resultados não eram esperados” em itálico, algo que é incomum fazer em estudos científicos, mas apropriado, em sua opinião, em virtude da conclusão inesperada.” (pg.37)
“Emoções, nós agora sabemos, mudam a maneira como a mente humana soluciona problemas – o sistema emocional muda a maneira como o sistema cognitivo opera. Assim, se a estética mudasse nosso estado emocional, isso explicaria o mistério(...) A ciência hoje sabe que os animais mais avançados em termos evolucionários são mais emotivos que os primitivos, sendo que os