Análise metodológica referente a dissertação de mestrado quem o feio ama, bonito lhe parece
BRUNO FELIPHE DA SILVA BRANDÃO
ANÁLISE METODOLÓGICA REFERENTE A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Quem o feio ama, bonito lhe parece: A emoção e suas relações na metodologia projetual de design é a dissertação de mestrado apresentada por Washington Ferreira Silva, em 2011, a Universidade Federal de Pernambuco, sob a orientação do Dra. Virgínia Pereira Cavalcanti.
Ideias Centrais de cada capítulo
Na introdução o autor explana de maneira geral o cenário referente ao design emocional, levantando alguns questionamentos sobre as metodologias de design atualmente e apresenta a justificativa, os objetivos da pesquisa e objeto de estudos.
O primeiro capítulo traz a fundamentação teórica, intitulado de “Design: Da Razão a Emoção”, apresentando a pesquisa com os conhecimentos do design, apresentando com clareza a relação entre design, produto, usuário e emoção, como também apresentando os conceitos, sujeitos e fatores que contribuem para o campo do design e emoção.
O segundo capítulo, “A Emoção e suas relações no Consumo de produtos”, apresenta, através da antropologia do consumo, investiga o universo do usuário e sua relação com os produtos, e que emoções e percepções são despertadas por meio dessa relação.
O capitulo três apresenta a “Metodologia da Pesquisa”, contendo uma descrição dos métodos de estudo, as técnicas utilizadas nas pesquisas de campo e o procedimento para realização da análise dos dados coletados.
No quarto capítulo se encontra a “Análise das Metodologias Projetuais”, onde o autor apresenta as metodologias e técnicas atuais utilizadas principalmente no desenvolvimento de produtos, correlacionando as mesmas e analisando seu uso. Também apresenta o MADE, Modelo de Análise do Design.
O quinto capítulo, “Pesquisa” descreve como ocorreu toda a coleta e análise dos dados, das entrevistas e também compartilha os resultados da aplicação do modelo de análise do design, o MADE.
O sexto e último capitulo apresenta